sexta-feira, novembro 20

XEQUE: UMA ANALOGIA ENTRE XADREZ E ADMINISTRAÇÃO


A vida é uma longa partida de xadrez. Só que na vida, se pode, por vezes, jogar sem mexer em peça alguma. No dia-a-dia, as pessoas que tomam decisões acertadas, aumentam suas chances de sucesso na vida.

A administração, como a conhecemos nos moldes atuais, é fruto de contribuições de várias pessoas das mais diversas áreas e interesses. Uma das áreas que contribuiu enormemente na elaboração de teorias administrativas foram as organizações militares. O milenar jogo de xadrez, que representa uma batalha entre dois exércitos, onde um tenta aprisionar o rei inimigo (xeque-mate), é um jogo de tabuleiro onde se usa de muito raciocínio, análise, intuição no seu praticar. Como as duas áreas, xadrez e administração tem uma influência das guerras.

O Xadrez é um esporte de raciocínio e tomada de decisões. O jogador usa de seu conhecimento sobre o adversário, raciocínio lógico, análise, intuição e até instinto para tomar a decisão de efetuar o lance. Assim como nos negócios e na vida, também age-se de forma muito semelhante.

Os grandes mestres desse jogo estratégico sabem que ele não tem fim. Pode-se inclusive negociar adiamentos ou mesmo empates, pois sempre existirá o dia seguinte para avaliações, reinvenções e acréscimos com novas alternativas de mudanças. O vício dos propósitos do jogo é tão grande e rápido que quando perdemos, voltamos, estudamos, adicionamos e propomos novos desafios.

Ronaldo Fiani (Teoria dos Jogos - 2004) deixa sua impressão de que têm algo em comum entre as negociações internacionais, decisões estratégicas de executivos de empresas e uma partida de Xadrez.

Bruce Pandolfini (Estratégias de Xadrez para Negócios e na Vida - 2001) traça um paralelo entre os pensamentos de um dos mais renomados treinadores de xadrez com os Princípios da Administração Estratégica.

Esse paralelo também se faz presente na obra de Gary Kasparov (Xeque-Mate: a Vida é um Jogo de Xadrez - 2007), um dos maiores estrategistas de todos os tempos e ex-campeão mundial de xadrez, mostra diversos fatores que podem ajudar a tornar as pessoas bem-sucedidas nos negócios e na vida usando-se de conceitos do xadrez.

Na guerra dos mercados, na luta pelo destaque, no fortalecimento das marcas, no recebimento e aceitação dos clientes, vivemos todos os dias uma estratégia de jogo, aonde o critério da vitória nem sempre se encontrará em vencidos ou derrotados, mas na capacidade dos grupos de avaliar os fatos ocorridos para que sejam avançados e desejados.

Xadrez e Adminitração, duas ciências que tem como fundamentos primordiais o Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário