terça-feira, dezembro 8

O XADREZ E A COMPETIÇÃO DOS MERCADOS

Talvez não tenhamos algo tão complexo, com variáveis, riquezas e possibilidades, como um exercício simulador de inteligências, diante das regras e desafios estratégicos propostos num tabuleiro de Xadrez.

O que o torna fascinante é que você exercita sua mente, isoladamente ou em grupos, contra pessoas ou máquinas, onde fica claro que ainda podemos levar vantagem sobre os melhores sistemas desenvolvidos para as nossas próprias substituições.

A lógica é simples, as variáveis, pelas características e complexidade do conjunto do Jogo de Xadrez, permitem sempre a inclusão do até então desconhecido, surpreendendo ou não nossos adversários.

Como na vida atual e real, o Jogo de Xadrez é resultante de uma evolução milenar.

O que de comum relacionamos com o nosso estado das coisas ( quer sejam pessoais, profissionais ou empresariais), é que em ambos os casos (na vida e no jogo) não bastam apenas os registros dos movimentos, mas conhecer e perceber suas variáveis, riquezas e possibilidades, em conjunto com a visão de que o ganhar deve, antes de tudo, significar garantias de se negociar ou mesmo adicionar saídas até então inexploráveis.

Outro ponto comum (jogo e mercado contemporâneo) é o fato de que o Rei tem pouca mobilidade, e quase sempre é defendido pelo conjunto do exército, aonde o integrar é a chave de êxito para os ataques e defesas quando necessários.

Por outro lado verificamos um conjunto quantitativo de peões, que bem conduzidos avançam pelo acreditar nas possibilidades de conquistas, num jogo claro de que comprometimento só existe quando acompanhado de resultados equivalentes, aumento da utilidade, respeito e reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário