sexta-feira, setembro 4

HITLER E MADRE TERESA "VIRAM PEÇAS" DE TABULEIRO DE XADREZ

Inspirados pelo jogo de xadrez, artistas famosos criaram tabuleiros e peças inusitadas que ganharam uma exposição no Museu de Arte de Reykjavík, na Islândia.
A exposição 32 peças: a arte do xadrez foi inaugurada esta semana trazendo obras de grandes nomes da arte contemporânea como Damien Hirst, Jake e Dinos Chapman e Rachel Whiteread.
O tabuleiro criado por Hirst explora a obsessão dos humanos pela morte ao reunir frascos de remédio em prata e vidro sobre um tabuleiro espelhado.
Já o italiano Maurizo Cattelan, famoso por sua instalação sobre o papa João Paulo II sendo atingido por um meteorito, criou um tabuleiro com peças que representam "o bem e o mal".
Do lado do mal estão Adolf Hitler e Cruella Cruel (personagem do desenho da Disney Os 101 Dálmatas) opostos por Martin Luther King e madre Teresa de Calcutá, entre outros.
A exposição, em cartaz até abril, comemora a aquisição pelo museu de uma obra de Yoko Ono que exalta o jogo de xadrez.

Confira abaixo algumas dessas peças

O britânico Damien Hirst explorou a obsessão do mundo pela morte e criou um tabuleiro espelhado cujas peças são frascos de remédios ou produtos médicos em vidro ou prata.

Rachel Whiteread construiu sua obra a partir de cópias dos brinquedos de sua casinha de bonecas. De um lado, peças que representam eletrodomésticos, e de outro, móveis e utensílios.

Figuras do "bem e do mal" foram a inspiração para o italiano Maurizo Cattelan criar suas peças. De um lado, está Hitler. Do outro, Martin Luther King e Madre Teresa de Calcutá.

No tabuleiro de Alastair Mackie as peças são cápsulas de insetos. Dentro de metade das peças estão insetos voadores, e da outra metade estão os terrestres, entre eles um escorpião.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/02/090226_xadrezgaleria_fp.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário