quinta-feira, setembro 3

PENSE COMO UM GRANDE MESTRE

GM ALEXANDER KOTOV (1913-1981)
PENSE COMO UM GRANDE MESTRE


Esta obra literária enxadristica escrita pelo GM Kotov, influenciou a mim e com certeza a muitos enxadristas, ela descreve os métodos empregados pelos principais jogadores relatando o caminho como Botvinnik, Tal, Smyslov, Petrosian, Keres, Bronstein e muitos outros importantes grandes mestres estudaram a teoria e se preparavam para compreender os mistérios da estratégia e da táctica.


Kotov mostra que o progresso no xadrez é resultado de um imenso e duro trabalho em estudos de teoria, com esta obra ele incentiva ao estudioso que se pode chegar a GM com seu próprio esforço, mas com muito trabalho.


Mas a novidade e inovação nesta obra é que Kotov explica um método de se analisar uma posição através de uma sistemática denominada de "árvore de variantes".


A árvore de variantes é uma sistemática para analisar uma determinada posição e desta forma encontrar o melhor lance, e é considerada por muitos como impraticável incluso pelos GM, e é boa para ser usada em treinamentos para desenvolver a capacidade de se analisar, mas de extrema dificuldade e cansativa para ser usada na pratica.


Veja um exemplo do método de "árvore de variantes"


Abaixo transcrevo frases com ensinamentos desta obra escrita por Kotov.

SOBRE ABERTURA

“Penso, que há grandes mestres com um sentido mais prático, que os leva a eleger alguns sistemas de aberturas para o seu repertório e os estudam profundamente, e quase ignoram os outros sistemas em dezenas de outras aberturas.”

“Não podemos pretender conhecer tudo de cada matéria, devido à grande quantidade de informação que existe hoje em dia. Temos que nos limitar a conhecer bem um tema e saber um pouco sobre os outros.”

“A forma mais correta é limitar a nossa opção de estudo a uma seleção de aberturas e saber tudo o que está relacionado às linhas favorecidas por cada um. Esta é a politica de jogadores como Botvinnik, Petrosian, Tal, Spassky ou Korchnoi.”

“O meu jogo de aberturas, consiste em movimentos concretos e variantes agudas, em que as inovações e as refutações se podem encontrar facilmente nas análises fora do tabuleiro. As novidades nestas linhas agudas, podem levar facilmente a uma imediata vitória.”

“Decidi evitar as variantes que tinham sido analisadas profundamente pelos teóricos até 15 a 20 jogadas.Como norma, os meus colegas grandes mestres seguem a mesma política, ainda que alguns gostem de brincar com o fogo e entrem corajosamente nestas linhas.”"Muitos grandes mestres, especialistas em aberturas, tais como Boleslavsky, Bronstein, Geller, Taimanov, Vasiukov ou Furman, são especialistas em linhas forçadas na abertura.”

“O principal problema ao estudar aberturas, é compreender a essência posicional de certas posições chave, como lhes chama Bronstein.”"Uma vez compreendida a essência das posições chave e previstas algumas variantes, estaremos suficientemente preparados para nos enfrentarmos contra mestres de xadrez.”

Fonte: http://xadrezpt.com/blog/2009/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário